TORTEROLI E O AMIGO DE JOÃO DO RIO

Em seu livro AS RELIGIÕES DO RIO, publicado em 1904, João do Rio reproduz o depoimento de um  amigo espírita anônimo que chamou as reuniões de Angeli Torteroli de orgias públicas (1).

Por muito tempo, perguntei-me quais seriam as razões dessa acusação. Com a disponibilização dos jornais cariocas do Século XIX na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, cheguei a algumas conclusões.

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Para início de conversa, é preciso considerar que Torteroli não era uma pessoa classicamente religiosa e entendia o Espiritismo como ciência e filosofia.  Sendo assim, ele passava longe do comportamento carola que caracteriza expressiva parcela dos espíritas da corrente religiosa.

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No campo profissional, Torteroli foi professor, jornalista, advogado, agenciador de emprego, dono de hospedaria e proprietário de uma companhia teatral.

Na seara espírita, Torteroli foi um pioneiro do movimento espiritista carioca e nacional, médium, expositor, tradutor, redator, escritor, dirigente de centro  e incansável organizador de atividades unionistas.

Na área político-social, foi defensor dos imigrantes italianos, apoiador da República, protetor dos vendedores de rua, membro de círculos operários, integrante de sociedades humanitárias, participante de várias campanhas de socorro e dirigente de caixas de assistência, mútuo-socorro e pecúlio.

No trabalho beneficente, criou a campanha Pão dos Pobres, uma espécie de vale-pão da época. Na velhice, coletou esses pães diretamente nas padarias.

Além disso, Torteroli também era militante da Maçonaria, como vários espiritistas do passado.

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Na segunda metade da década de 90 do Século XIX, Torteroli passou a residir na Rua Silva Jardim número 9, antiga Travessa da Barreira, junto a Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

Nesse endereço, Torteroli sediou sua residência, o Centro da União Espírita, o Grupo Espírita Luíza Maia Torteroli (2), algumas outras instituições espíritas sem sede e seu escritório de advocacia, dividido com um sócio.

Existem informações que nos permitem supor que Torteroli também alugasse quartos nessa casa, que devia ser grande, como quase todas as casas antigas do Centro do Rio.

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Essa área do Centro do Rio era habitada e frequentada por uma população bastante turbulenta. Portanto,  o quartel-general de Torteroli ficava no meio do rififi, do bafafá, como se dizia na época.

Singularmente, as portas do misto de casa, escritório e núcleo espírita de Torteroli sempre permaneciam destrancadas, acolhendo os frequentadores da região que perdiam o último bonde.

Por outro lado, as sessões mediúnicas que funcionavam no local não eram privadas, sendo abertas ao público em geral.

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No final de 1898, esses fatores incandescentes geraram  algumas arruaças e supostas licenciosidades no número 9 da Rua Silva Jardim, antiga Travessa da Barreira.

Com isso, Torteroli foi acusado pela imprensa e pela polícia de alguns delitos (3).

Como era previsível, a maioria dos espíritas cariocas preferiu acreditar na culpa de Torteroli. Especialmente porque a ocorrência parecia confirmar as críticas que Bezerra de Menezes fez a Torteroli no REFORMADOR de 15/11/1897. Ainda que a possibilidade de “armação”  dos desafetos de Torteroli ou completo mal-entendido não fosse nula.

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Na primeira metade de 1899, Torteroli mandou publicar o comunicado ANGELI TORTEROLI AOS ESPÍRITAS em vários jornais cariocas, informando que havia sido inocentado de todas as acusações pela Justiça (4).

Contudo, vários espiritistas cariocas continuaram acusando Torteroli de arruaceiro e licencioso, como fez o anônimo amigo espírita de João do Rio.

NOTAS:

(1) AS RELIGIÕES DO RIO, João do Rio, p. 217 da 3ª. edição, publicada pelo Editora José Olympio.

(2) Luíza Maia Torteroli foi a primeira esposa de Angeli Torteroli, falecida em 04/04/1894.

(3) JORNAL DO BRASIL, 23/10/1898.

(4) GAZETA DE NOTÍCIAS, 08/06/1899.

 

 

 

 

 

 

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