A UMBANDA NOS JORNAIS CARIOCAS ANTIGOS

Fiz uma pesquisa na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional para procurar a citação mais antiga da palavra umbanda nos jornais cariocas da segunda metade do Século XIX e da primeira metade do Século XX. 

A citação mais remota que encontrei está no CORREIO DA MANHÃ de 21/03/1916. É o anúncio de uma casa de artigos de Umbanda. 

A palavra umbanda pertence ao idioma quimbundo, falado por parte dos negros bantos de Angola e Congo, e pode ser traduzida da seguinte maneira, segundo o dicionário KIMBUNDU – PORTUGUÊS do angolano Antônio de Assis Junior (1):

 “Bruxaria (2), magismo, arte ou maneira de encantar, de curar”.

Em 1908, o espírito autodenominado Caboclo das 7 Encruzilhadas proclamou a fundação de uma religião brasileira que ele chamou de  Umbanda. Para mim, não resta dúvida, ao contrário de alguns umbandistas, de que o legendário caboclo colheu esse nome no vocabulário quimbundo. Além disso, acredito que a palavra umbanda já vinha sendo utilizada em alguns círculos para nominar as práticas mediunistas, magísticas, proto-religiosas e sincréticas com acento afro-indígena, realizadas no Brasil desde muito tempo. Seja como for, a nova religião levou oito anos para ser citada num jornal carioca. Salvo a existência de outra referência mais antiga, não encontrada por mim.

Adendo: meu interesse na Umbanda são suas conexões e desconexões com o Espiritismo de matriz kardeciana.

NOTA:

(1) Antônio de Assis Junior, Editora Argente, Santos & Cia Ltda, Luanda, Angola, 1967 (provavelmente). O dicionário contou com a contribuição de dezenove especialistas em quimbundo. Assis era um intelectual angolano de alta envergadura. O dicionário está disponível no endereço abaixo:

https://archive.org/details/dicionriokimbu00assiuoft

(2) Acredito que no sentido positivo da palavra.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s