O “BOOM” DOS CABOCLOS E PRETOS-VELHOS

Qual teria sido a razão do volumoso aparecimento de espíritos de índios (chamados de caboclos) e ex-escravos negros (chamados de pretos-velhos) nos cultos africanistas e afro-indígenas e nas reuniões espíritas kardecistas no final do Século XIX e começo do Século XX?

Acredito que esses espíritos já viam ajudando as pessoas quando ainda estavam encarnados e quiseram continuar com esse trabalho após a desencarnação, ensejando o aparecimento de um “boom” mediúnico. Evidentemente, isso só foi possível graças à existência de uma enorme quantidade de médiuns no Brasil.

Por outro lado, espíritos que não tinham sido indígenas e negros velhos também começaram a se manifestar com as características dessas figuras arquetípicas da cultura brasileira, aproveitando a abertura proporcionada pela simpatia da população.

Em determinado momento, creio que os dirigentes espirituais do Brasil decidiram organizar a explosão mediúnica, fundando uma religião mediunista para estimular os caboclos e pretos-velhos a aprimorarem seu trabalho assistencial. Essa tarefa foi entregue ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, que fundou oficialmente a Umbanda (*) em 1908.

Antigamente, a manifestação de caboclos e pretos-velhos, como espíritos orientadores, não era bem-vinda nas reuniões mediúnicas espíritas. Hoje, alguns centros espíritas aceitam a manifestação de indígenas e ex-escravos negros e até permitem que eles pratiquem magia benigna nas reuniões. Na minha avaliação, o exercício do magismo em reuniões kardecistas é uma incongruência lógica porque o Espiritismo não defende essa prática, mesmo que para objetivos benéficos.

Adendo: meu interesse na Umbanda são suas conexões e desconexões com o Espiritismo kardecista.

NOTA:

(*) Segundo o dicionário KIMBUNDU-PORTUGUÊS de Antônio de Assis Junior (Editora Argente, Santos & Cia Ltda, Luanda, Angola, 1967), a tradução de umbanda é magismo, arte de encantar, arte de curar.

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